sexta-feira, 3 de abril de 2015

Dia de Eleição Inesperado

Colocando o boleto nas urnas, o pequeno, e o grande
No último sábado foi dia de votar para o Premier (governador) do estado de NSW, cuja capital é Sydney.

Aqui se vota a qualquer época que eles decidam e cada estado faz suas eleições quando quer, eu atá já perdi as contas de quantas vezes já votei em Sydney nestes 4 anos em que moramos aqui.

Quando nos mudamos de Canberra para cá, fomos obrigados a trocar os endereços eleitorais, claro, e sempre recebemos uma carta confirmando o dia da eleição, mas desta vez não recebemos nada, além de que os noticiários da semana inteira não falaram nada sobre isto.

A minha filha soube um dia antes na universidade que teria votação no dia seguinte e eu só confirmei no noticiário do próprio dia, aí eu e ela, que estávamos prontas para irmos para a gym (academia de ginástica), resolvemos passar num dos pontos de votação que fica na rua paralela à em que moramos.


Boca de urna
Saímos só com as bolsas da ginástica e nem carteira e nem documentos levávamos. Ao chegarmos no local, tinha uns gatos pingados fazendo boca de urna e então perguntamos a um deles se tínhamos que votar mesmo, já que não havíamos recebido nenhuma carta, e eles disseram que sim, pois se não fizéssemos, pagaríamos uma multa de $180 dólares ($400 reais). Sim, a votação aqui é obrigatória.

Decidimos então enfrentar a fila e entrar sem carta e nem documentos mesmo. Esperamos na fila até que nos chamaram, e eu e minha filha nos dirigimos para o mesmo mesário, contamos que não tínhamos recebido a tal carta desta vez e ele disse, vocês podem me dar o nome apenas, aí dissemos que também não tínhamos nenhum documento conosco para comprovar e ele disse que não tinha problema. 


Seu nome na lista em todos os pontos de votação da área
Ele achou os nossos nomes na lista, confirmou o endereço apenas perguntando se morávamos na tal rua e nós dissemos que sim, quer dizer, e se você estivesse mentindo? 

Outra coisa absurda foi não recebermos nenhum comprovante de que realmente votamos e nem mesmo assinamos o livro aonde se encontrava os nossos nomes. 

Enfim, nos entregaram duas cédulas (ballots) para votarmos, uma era pequena medindo uns 15cm e uma outra media quase 1 metro de largura, com o nome de mais de 20 partidos, e distribuídos entre eles, os candidadtos de cada partido. 


A cédula de votação grande: sem brincadeira
Pegamos as tais cédulas e fomos cada uma para uma divisória de papelão aonde tinha uma caneta. "Uau, que novidade!", pois nestes anos todos aqui, sempre votamos a lápis!

Olhei para as cédulas e não sabia quem era nenhum daqueles nomes de candidatos de cada partido. 

Agora me digam, como se pode obrigar a votar num político que você não sabe quem é e nem tem indicação de ninguém, pricipalmente quando se é imigrante e não se tem obrigação de saber, pois eles nem se apresentam, apenas distribuem suas fotos pelos bairros, pregadas nos postes.


Votando-se em conjunto na Austrália? Veja 3 combinando no mesmo
cubículo...
Chegando na gym, comentei com uma colega que concordou que tudo aquilo era muito ridículo, mesmo para ela que é australiana, e ainda me disse que, se eu fosse nos outros locais de votação e fizesse todo o processo de novo, eles não iam saber que já havíamos votado porque o nosso nome não está apenas na lista daquele ponto de votação e sim em todos os pontos daquela área, daí muita gente vai e vota tantas vezes queira.

Agora me diga, isto e uma eleição decente para um país destes? 


Pelo jeito, vota-se muito em branco (blank) também na Austrália
Votando à Distância

Agora vejam como é votar para o Brasil, em Sydney.

Na entrada do recinto aonde funciona a Embaixada ou o Consulado do Brasil na Australia tem uma lista indicando para qual sala você deve se dirigir, de acordo com o número do seu título de eleitor e um documento de identidade.

Você se dirige para lá, indicado por algumas pessoas na porta. Seu nome está na lista do mesário que retém seu título enquanto você é indicado para ir atrás de um box onde está uma máquina eletrônica. No nosso caso só tinha os três candidatos a presidente. Clicou, deu um "bip", pronto, está votado.

Sai-se do cubículo e recebe-se o documento e o título com um ticket provando que você votou uma única vez naquela eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário