sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Quer um Café?

Já falei aqui que alguns costumes que trazemos do Brasil quando vivemos em outros países como a Austrália nos fazem sentir-nos um pouco incomodadas porque não sabemos exatamente como é que os nativos do país fazem.

Higiene

Café ou chá com bolinhos, foto da Cantina Vettorazzi
em Criciúma, Santa Catarina
http://www.cantinavettorazzi.com.br/
Um exemplo disso é a nossa verdadeira mania brasileira de trazer todo mundo para nossa casa com a desculpa de oferecer um café que acaba sendo um lanche especial ou coisa assim. 

Aqui a coisa não é assim, aliás, é totalmente ao contrário, quando se convida para um cafezinho, é em um café (cafeteria ou cantina) mesmo, pois ninguém gosta de receber pessoas em casa, e quando recebe, é um trabalho muito grande que eles tem para arrumar o lugar para receberem, isto sem falar em preparar realmente só um café para a pessoa sem oferecer mais nada. 

Várias vezes já entramos na casa de australianos tendo que pular por cima das coisas esparramadas, principalmente quando pegamos eles de supetão. Tem cachorros dentro de casa em cima dos sofas, roupas espalhadas pelo chão, guarda-roupas abertos e camas desfeitas. Se a casa é assim, imagina a garagem que para eles não é lugar de carro e sim de tralhas. A gararem é o local onde jogam tudo o que foi substituído, estando velho ou não. Elas ficam tão abarrotadas que obviamente não cabem mais os carros. Ontem meu marido deu carona para o chefe dele que exclamou, "mas que carro limpo", só para dar um exemplo.

Teia de aranha nos espelhos dos carros é normal
Sinceramente, não sei como o povo vive desse jeito nesse país, eu, com minha mania de limpeza e organização, como diz meu marido. É costume entrar na cozinha e bater-se com as pias todas cheias de pratos e panelas pra lavar. Se você se atrever a abrir a máquina de lavar pratos, prepare-se para saltarem morcegos, gatos e cachorros. Teias de aranha nem se fala, elas estão até nos espelhos externos dos carros com os donos dirigindo na rua. Matagal? Acostume-se pois é bom pra se esconder das visitas inesperadas.

Quando fazem festas, eles reservam um único lugar para aquilo. Você muitas vezes entra pelo portão lateral e vai direto para a pergola no quintal onde estão todos instalados, churrasqueira principalmente. Você mal entra em casa, a não ser quando precisa ir ao toalete, e é nessa hora que você “vê” o estilo de vida deles, caso eles tenham esquecido alguma porta aberta. 

Pérgola no quintal. Pode ser muito bonito e parecer agradável,
mas o problema são os costumes...
Toalete é uma pequena caixinha que só cabe você. Se você abrir as asas, bate nas paredes. Para abrir a porta é preciso recuar e quase cair sentado de novo no toalete. Dalí você sai e entra na porta contígua que é a do banheiro. Lá tem pia, chuveiro, e geralmente uma banheira.

Quer dizer, tudo o que você fizer no toalete, vai impregnar duas maçanetas. Depois de lavar suas mãos, certamente você não vai sair limpando as maçanetas por onde passou. Quem vai limpar são as mãos do próximo ocupante do toalete. Agora imagine a situação das mulheres em seus períodos...

Panelas sujas o dia inteiro
São tantos os exemplos de falta de higiene que, quando alguém se atreve a dizer que fica feliz de voltar de viagem na Europa quando chega em casa na Austrália porque “é tudo tão limpo”, dá vontade de esfregar a cara da pessoa nas calçadas pra elas comerem os chicletes pretos infalíveis.

Estacionamento de shoppings e prédios, jamais são  lavados, varridos ou dedetizados. A sujeira é evidente nos lugares mais sofisticados, mas parece que ninguém enxerga, só eu. Até meu marido consegue enxergar.

Café

Agora prestem atencão nesta reportagem da revista GoodWeekend do jornal The Sydney Morning Herald de 6 de dezembro de 2014 sobre a cultura do café na Austrália.

Recebendo em casa
Comecei falando sobre as diferenças de costumes me referindo a que quase nunca me dou bem quando convido alguém para visitar-me na minha casa, louca para oferecer cafezinho e bolinhos como todos estamos acostumados no Brasil, num ambiente aconchegante, descontraído, em que podemos conversar sem hora para terminar. 

Mas que nada, isso nunca dá certo, com algumas raríssimas excessões. O costume daqui é marcar encontro num café.

O Sideways Deli Cafe, um dos que vivem sempre lotados. Pessoas
costumam fazer fila do lado de fora, esperando mesa. Por trás
desta fachada tombada tem um grande apartamento moderno.
Ora, a gente tem café tão facilmente no Brasil e em toda parte dele que nem sequer presta atenção no que significa um café conforme o povo conhece por aqui, ir a um café por ai já passa a ser mais por luxo, um encontro casual. No Brasil, os cafés funcionam também no estilo lanchonetes em que você vai para passar um tempo conversando enquanto experimenta algum bolinho ou salgadinho com um café sofisticado ou até mesmo um milk shake de café.

Mas aqui a cultura dos cafés é muito mais do que isso. Primeiro parece que vira religião. Certas pessoas passam a ser freguesas do mesmo café até surgir outro mais moderno na região, porque fidelidade não é exatamente uma virtude do australiano. Ele parece mais com prostituta, sai com aquele que dá mais sem nem olhar pra trás.

Sideways Deli Cafe, no inner-west de Sydney (Oeste central) que 
ganhou prêmio de melhor café, como se pode ver na faixa
vermelha, numa hora de pouco movimento
Então, se você quer conversar com alguém, tem que marcar um café num café.

O grande problema dos cafés para mim não são propriamente os preços exorbitantes por bolinhos aguados e bate-entopes, é que você tem hora marcada para conversar. Enquanto seu café durar, você pode continuar conversando, mas daqui a pouco, ou você se empanturra mais de café e gasta mais, ou você só vai continuar sua conversa na próxima semana, caso haja outro convite para outro café, senão, nunca mais.


Tentando enxergar por baixo da superfície...
Ora, o que é uma conversa de meia hora de café? Nada. É conversa superficial. Mas não tem nada que agrade mais o australiano do que uma conversa superficial, simplesmente porque eles são todos superficiais. O pouco que eles avançam o sinal, logo retornam, se recolhem, e desaparecem por um tempo. Quando lhe reencontram, convidam para um café de novo, começando assim: como é mesmo o seu nome?

Para vocês não dizerem que sou uma mentirosa insatisfeita e invejosa, veja o que escreveu esta repórter a seguir, a qual não é brasileira.

Três regras de cafés que todos nós devemos concordar

Lisa Pryor


Le petit dejeuner (breakfast ou caf'é da manhã) com café e croissant
numa mesa de um café em Paris. Sinceramente, não troco pela
minha casa ou a casa de uma amiga. Foto de Katharine Andriotis.
Querem saber? Café não é escritório, e um café de quatro dólares não paga o aluguél de uma mesa durante seis horas. Tenha um pouco de empatia para com os proprietários das pequenas empresas cuja subsistência está sendo afetada por você ao demorar-se demais numa mesa deles nos horários de pico.

Quando se trata de cafés, certas regras são impostas. A indústria dos cafés tem estado quase completamente de acordo com a moda de que cada reforma num café deve agora incluir tijolinhos expostos, madeira bruta, telhas de metrô e toques em preto e branco.

Cachorro em café próximo à torre Galata em Istambul, Turquia
Porém, há as coisas em que não se está de acordo quando se trata de negócios relacionados a passa tempos regados a cafeína. Crianças. Será que elas deviam existir? Laptops. Quanto tempo você pode justificar utilizando o WiFi após ter encomendado um único café flat white? Cães. Sob a mesa ou amarrados num poste de luz, com focinheiras ou latindo? O café tornou-se um campo de batalha de costumes, moral e paternidade.

Como uma das piores clientes de café do mundo, estou realmente em posição de falar sobre este assunto. Ou eu apareço cheia de crianças pequenas pra ficar muito tempo, ou chego com um laptop e permaneço além da conta.

Mas existem algumas regras de café as quais proponho e acho que todos poderíamos concordar:
Laptop ao ar livre no Brasil? Não pensem que aqui é comum
também não

  1. Você não pode se queixar do tempo que leva para conseguir uma mesa quando você foi quem escolheu ir a um café no fim de semana depois que ele ganhou um prêmio e quando há uma dúzia de outros cafés a dois minutos a pé, que estão metade vazios, com os proprietários chorando sobre seus leites derramados, ou melhor, seus cafés ligeiramente torrados esperando por clientes.
  2. Quanto aos laptops, livros e romances, você pode ficar lendo e escrevendo enquanto tiver um centímetro de café em sua xícara, ou mais importante ainda, até quando a xícara estiver cheia novamente. Mas uma vez que o local esteja cheio, você está ocupando um lugar que pode ser tomado por um cliente que vai realmente comprar alguma coisa. Até então você estará fazendo um favor ao negócio, fazendo-o não parecer completamente impopular.
  3. Pare de reclamar que os cafés são barulhentos. Cafés são um ponto de encontro onde a comunidade se reúne para ficar chateada com as outras pessoas e meter o cacete nelas. Reclamar dos outros clientes, julgar seus vestuários, suas maneiras de criar, seus animais de estimação e suas barbas não é o que estraga um café, mas o que é bom do café, de modo que você deve aproveitar também.
Conversa num café em Provença, Itália
Então é isso, né? Esse povo tão bem comportadinho baixa o sarrafo nos outros com a cara mais lisa do mundo, em que você olha para eles e lhes parece que todos são tão amáveis, simpáticos, tolerantes e agradáveis, quando por dentro eles estão fervendo, enquanto seus olhares entre si, se batessem no seu com mesma intensidade, lhe fulminariam alí mesmo.

Pois bem, agora eu sou chique e sou convidada para tomar café num café de vez em quando. Mas, sinceramente, eu preferiria ficar muito mais à vontade na casa de cada uma ao invés de submeter-me às críticas de quem não tem o que fazer na vida. 

Ah, então é assim, a alma do café é justamente arrasar com os outros? Nisso eu sou mestra, minha filha, vamos lá.


Fila para o primeiro café gato (Cat Cafe) em Nova Iorque
No artigo ainda faltaram outros aspectos com relação a cafés aqui na Austrália.

Primeiro, muita gente só toma café da manhã em cafés. Então elas reservam uma hora para isso, a fim de comerem bolinhos sem graça com enormes cafés em potes chamados "mugs", que são canecas. Elas enfrentam filas por causa disso e não se cansam. Aqui ninguém conhece nosso famoso cafezinho preto, o que muito estrangeiro elogia por ser a forma mais esperta de tomar café no mundo. Aqui você tem que passar meia hora só escolhendo o tipo de café que você está a fim de tomar daquela vez, coisa que todo mundo deve adorar, ou então pede sempre a mesma coisa, geralmente com leite, o que é uma refeição em si.

7 pacotinhos de açúcar
Segundo, meu marido me conta que, de vez em quando, suas reuniões da empresa são num café no andar térreo do prédio em frente. Quando Deus dá bom tempo, as pessoas se reúnem numa mesa ao ar livre para conduzirem a reunião, geralmente em caráter menos formal e mais amigável, uma espécie de descontração. Você chega e dirige-se ao balcão onde escolhe o café e/ou o bolinho, paga, e vai esperar na mesa. Um garçom ou garçonete metidinho a besta virá com o seu café e seu bolinho quando estiverem prontos. Meu marido não gosta de café amargo, então ele coloca açúcar, aí pega 7 pacotinhos que são equivalentes a colheres de chá no caneco de café dele. As pessoas ficam olhando hipnotizadas para sua operação rasga-saquinho, despeja açuquinha, mexe, mexe, mexe até o danado se dissolver, isso 7 vezes num ritual, até que, quando ele termina, o café está frio. Por isso ele odeia cafés, já não chega pagar mico por encher a mão de saquinhos, levando a metade disponível na loja inteira de uma vez só.

Ah sim, os cafés nunca valem à pena. E como sei disso? Ora, conheço os cafés brasileiros ao ponto de identificar os lugares que os importam na Austrália para finalmente poder saborear o que é um café de verdade, sob o ponto de vista de um dos maiores produtores de cafés do mundo, o Brasil. 

Quer apavorar o povo daqui? Diga que você cresceu no Brasil tomando café de manhã e de noite na casa dos seus pais desde que era criança. Quer que eles lhe julguem um esbanjador e perdulário, diga que toma banho duas vezes por dia. Quer que eles lhe julguem pernóstico e metido a superior, mostre a sua casa arrumadinha. Você não é "normal" para os padrões australianos...

2 comentários:

  1. Eu acho legal essa historia de não levar as pessoas pra dentro de casa, é o sonho da minha mãe não ter ng julgando a casa e sujando tudo lá dentro, principalmente qdo se tem crianças, até o wc é melhor qe sujem o de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, obrigada por comentar. Me desculpe mas tenho prazer de receber pessoas na minha casa e sem nenhuma intenção de ser chamada para a casa delas, muito menos por curiosidade para ver como elas vivem. Aqui na Austrália as pessoas tem pavor de receber porque elas correm de intimidade. Como tenho uma família enorme e uma quantidade de amigos que não têm esta paranóia, tanto aqui quanto no Brasil, então posso comparar muito bem a nossa cultira com esta daqui.

      Excluir