sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Café Amargo Demais

Martin Place, centro financeiro de Sydney
Nem bem eu inventei de falar dos cafés na Austrália e acontece uma destas. 

Um maluco qualquer inventa de invadir um café dos mais representativos de Sydney, o Lindt Chocolat Café na praça Martin Place, colado com o Banco Central, no coração financeiro da cidade, na frente do Canal 7 de TV, perto de escritórios dos maiores bancos do mundo, escritório do primeiro ministro, consulado dos Estados Unidos, providencialmente, e até o escritório do Itamaraty, pra fazer 15 réfens de pessoas de profissões de nível como a advogada mãe de 3 filhos que acabou morta numa via-crucis de mais de 17 horas, das 10 da manhã da segunda-feira dia 15/12/2014 até 3 da manhã do dia seguinte, junto com o gerente da loja e o próprio sequestrador, todos mortos, causando um bafafá desgraçado na cidade que ainda não parou de falar exclusivamente sobre o assunto em todas as redes de notícias possíveis durante 3 dias.

Lyndt Chocolat Cafe. Apesar de eu adorar a marca de
chocolates Lyndt suiça, nunca fui a este café...
O café (ou cafeteria) é praticamente uma instituição da burguesia australiana, símbolo de sua sociedade. Já que Sydney não tem duas torres monstrengas odiadas de mais de 100 andares no centro como Nova York e nem tem ônibus vermelhos como em Londres, ou uma corrida de Boston (que na realidade tem), acabar com a Ópera House ou a Harbor Bridge ia ser demais, então o terrorista resolveu atacar um símbolo de estimação da sociedade australiana para que eles nunca mais se esquecessem e passassem a não se considerarem mais seguros no centro financeiro da cidade, equivalente ao World Trade Center de Nova Iorque onde cairam aqueles prédios imensos abatidos por dois aviões no náine-eléven. Como um brasileiro falou numa entrevista durante o ocorrido, ele disse que Sydney era muito segura, e o repórter retrucou, segura desse jeito? Daí o repórter perguntou a quanto tempo ele vivia em Sydney. Resposta, uma semana. Estou aqui para passar um mês de férias. Pontinhos...

Calçadão de pedestres em Martin Place, antes da tragédia
O terrorista não tinha absolutamente ligação com nenhum movimento islâmico, assim como todos os outros protagonistas dos atentados naquelas cidades mencionadas acima, que acabaram morrendo para não terem como contar história. Ele se chamava Man Haron Monis, nascido Manteghi Bourjerdi, estava em liberdade sob fiança por mais de 40 crimes de agressão, tinha 49 anos, dizia-se pregador do Estado Islâmico (EI) mas pediu uma bandeira do EI para a polícia porque ele não tinha (!) e era um iraniano que imigrou pra Austrália em 1996. O xeique Haron, como era conhecido o "curandeiro espiritual", flertava com o perigo e a criminalidade, tendo a mulher sido assassinada e ele enviado cartas de ódio contra as tropas australianas no Afeganistão. Um desequilibrado mental que jamais deveria ter sido deixado solto nas ruas, segundo declaracão do primeiro ministro Abott. No dia anterior havia tido uma batida policial num bairro que concentra imigrantes do oriente médio onde prenderam um homem suspeito de estar envolvido nas ameacas que andaram fazendo nas últimas semanas dizendo que iam decapitar membros da populacão de Sydney no centro da cidade.

Cernário do filme The Matrix, em Martin Place, anos atrás
O café foi cercado por 70 homens, dentre eles o que chamaram de os mais inteligentes negociadores de sequestro no mundo. Não funcionou, não sei se porque são incompetentes, ou se era para dar naquele final espalhafatoso mesmo, pois nunca se sabe quais as artimanhas que os governos imperialistas são capazes de fazer hoje em dia para manterem a hegemonia e o poder no mundo.

Pelo barulho das rajadas absurdas das centenas de balas que parecia filme de Holywood, os reféns podem ter sido mortos mais pela polícia do que pelo perturbado mental claramente com problemas psicológicos e provavelmente solto nas ruas a fim de executar seu plano, guiado sabe-se lá por quem.

Prédio do banco do Commonwealth em Martin Place
Ou seja, tudo parece mais uma enorme armação que, para ser divulgada no exterior, para consubstanciar cada vez mais as medidas de repressão popular e chocar o bastante, e para isso é preciso deixar vítimas. E o jeito para nós, pessoas comuns, é apelar para Deus nos proteger, porque nunca saberemos quando um cara destes vai se atravessar na nossa frente. A notícia espalhada por ele de que tem 2 ou 4 bombas em Sydney é uma maravilha para manter todo mundo em pânico.

Alguns reféns conseguiram enviar mensagens para parentes ou até colocar mensagens no Facebook durante o sequestro mas a polícia falou para eles não fazerem isso, é claro, pois assim eles podem contar coisas que não devem. Do lado de fora, pessoas tiravam fotografias "selfies" delas próprias em frente ao prédio da cafeteria, sorrindo e enfurecendo participantes do Twitter ao verem suas publicacões. Ora, Obama pode tirar "selfie" em velório, por que nós não, diriam elas.

Preparação do Natal 2014 em Martin Place, antes da tragédia e
agora mais do que nunca, um lugar de confraternização para
ora
ções de esperança, paz e amor nesta cidade que era segura
Se meu marido soubesse que eu tinha ido para um café cercado por 70 homens, ele se tornaria muslim, me daria uma paulada na cabeca, me cobriria com uma burca (roupa que cobre o corpo inteiro) e me levaria para a caverna.

Brincadeiras à parte que é para não bater depressão, mas a coisa é séria. Pelo menos no Brasil não há possibilidade de você ser degolada (terroristas prometeram decapitar membros do público australiano).

Martin Place tornou-se um mar de rosas depositadas por quem ali
reside ou trabalha
Domo sobre o prédio do banco do Commonwealth em Martin Place,
número 50, prédio construído de 1925 a 1928. Não é um restaurante, 

não é um salão de bailes para reveillon de ricos como qualquer 
brasileiro pensaria, é apenas um telhado de vidro para prover luz 
natural no centro do prédio. Veja seu interior luxuoso e elevadores
de vidro neste vídeo (clique no link abaixo).
https://www.youtube.com/watch?v=vH6EZxpXFMY

Nenhum comentário:

Postar um comentário