quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Feliz Natal de Luz


Nosso dia de Natal em Sydney foi... dentro de casa e com chuva por 24 horas. 

Não tem dia que eu deteste mais do que um dia chuvoso porque me impede de sair de casa, uma vez que gosto muito de caminhar, pra começo de assunto, e neste dia não tinha como fazer absolutamente nada, pois tudo estava fechado e não se podia colocar o pé na rua.

Quem quiser que goste de chuva, mas eu não gosto. Nem mesmo durante a noite, pois ela me acorda com seus trovões.

Para mim, o dia de Natal de ontem foi a cara da Austrália, vazia, distante, sozinha, abandonada e triste. 

Na realidade, como disse um novo colega brasileiro do meu marido, Sydney está cheia de coisas pra fazer. Isso para quem mora em Canberra, realmente, tem muito mais coisas do que lá. Mas, dando uma geral no jornal e na internet pra ver que coisas são essas, minha gente, o que vejo são corais de Natal em alguns bairros e cidades da Austrália. Corais de Natal no verão, chamados de “Carols by Candlelight” (Canções de Natal à Luz de Velas), segundo uma reportagem no jornal, foram invenção australiana de Melbourne em 1938. Veja aqui (em Inglês):


Típico "Carols by Candlelights"
Claro que eles são bonitos, mas sair de casa de tarde para garantir um lugar num parque a fim de ver um coral cantar a centenas de metros de distância não é exatamente o tipo de programa (de índio) que me impele a participar. Principalmente quando a espera de horas corre o risco de ser uma espera totalmente ensopada de chuva. 

Uma outra atração que vi na internet são as luzes de Natal, que hoje em dia se traduzem em projeções de centenas de imagens coloridas em prédios tradicionais da cidade, outro espetáculo que requer imolação durante horas para garantir um lugar, quando não se tem que pagar por isso, e caríssimo, só pra se ficar estático olhando para dentro de um caleidoscópio (quem sabe o que é caleidoscópio?).

Caleidoscópio
Imagem de caleidoscópio
Vivid Festival em Sydney
Mas isso até em Triunfo, Pernambuco, tem:


Todo ano asso um peru de Natal comprado no super-mercado e assado no forno. Pelo menos isso. Partes de peru, diga-se de passagem. E este ano nem mesmo bebidas espumantes tivemos, e até a mini-árvore de Natal que sobrou dos outros anos, foi armada. E quase ficávamos sem presentes e sem cartões. Porque, de repente, toda a atmosfera de Natal se esvai em nossas vidas quando mudamos para um país com outra cultura, a começar porque toda a minha família ficou no Brasil e amigos não temos, como já falei.

Peru de Natal australiano onde portar chifre de veado é comum...
Um aparte aqui: chifres na Austrália não tem a mesma conotação brasileira. Aqui todo mundo leva chifres... no Natal é comum todo mundo usar chifres de veado ("reindeer antlers"), e até nos carros. No início estranhamos mas depois acabamos por nos acostumar, vejam só. E como se não bastasse, as pessoas também costumam usar chapéus malucos no Natal. Deve ser pra substituir a família...
Chapéu de veado
Sem comentários...
Vendendo chapéus de veados no Natal em troca de doações...
Carro de veado
Uma gracinha, não?
Você usaria?
Nariz de veado
No início, quando chegamos aqui em 1999, passávamos o Natal com os outros brasileiros do grupo, mas eles foram se dividindo em sub-grupos conforme os interesses de cada um, e os grupos foram se reduzindo ou migrando de casas, até que sobrou uns dois ou três casais junto conosco. Ainda assim era divertido e transmitia a atmosfera do nosso Natal familiar brasileiro.
Não foi bem assim...
Quando o último casal de nossas relações retornou definitivamente ao Brasil, ficamos sozinhos, então foi a vez de juntarmo-nos a uma festa de Natal à lá britânica ou australiana. Dispendemos uns dois anos participando desta festa bastante diferente da nossa, a qual não nos dava assim tanto prazer por vários motivos, entre eles a tal hora marcada e a tal conversa totalmente superficial entre os convidados, e talvez também pela comida sem gosto, como é de praxe.

Na terça (véspera do Natal) fui dar uma volta de carro pelo centro e fotografei a "decoração" de Natal do centro de Sydney. Quando comparada à decoração de Recife, por exemplo, a qual recebi fotos pela internet, a decoração de Sydney praticamente não existe.  Talvez exista alguma decoração em outro bairro, não fui conferir, mas eu estava no coração de Sydney, aonde estão os turistas. Minha filha chegou a ver uma série de Papai Noels boiando no cais de Darling Harbour, mas sinceramente, é totalmente sem graça, principalmente quando nos lembramos que o australiano basicamente não tem religião, não se pode dizer que sejam nem cristãos, e muito menos tenham respeito pelo nascimento de Jesus ou evitem de zombar sobre Deus. Eles simplesmente não se contêm, por isso, um conselho pra vocês se um dia vierem visitar a Austrália: não se choquem com a reação deles quando vocês citarem religião, Deus, Jesus ou qualquer coisa espiritual. Eles não acreditam e vão zombar de vocês nas suas costas, se não zombarem de outros na sua frente só pra lhes dar uma dica do humor deles com relação a estes assuntos que desprezam.

Decoração de Natal na George street; sim, são estas bandeiras...
O Natal é uma época em que eles se aproveitam pra lhe enfiarem a faca com relação a doações à caridade, e você fica louco porque são tantas que, se você contribuir com todas vai à falência, ou você precisa de uma grande cara-de-pau pra negar. Nós já temos nossa desculpa: "já doamos a outras instituições", ou "temos nossas próprias instituições para doação". Isso é verdade, mas não é para ser divulgado, é claro. Festival de doações é o que o Natal representa para este povo, o que não está de todo modo errado, mas também significa o lado materialista financeiro da coisa em preponderância de novo.

Caso algum australiano venha cair neste blog, aqui estão algumas fotos da decoração do Natal em Recife, Pernambuco, Brasil.

Decoração de Natal em Recife, Brasil, Ponte
Decoração de Natal em Recife, Brasil, Ponte
Decoração de Natal em Recife, Brasil, Marco Zero
Decoração de Natal em Recife, Brasil, Ponte
Decoração de Natal em Recife, Brasil, centro histórico
E por falar em dinheiro, o que o Natal mais significa para o australiando é justamente isso, compras. Portanto, elegeram o dia 26 como "boxing day" (feriado encaixado), então corresponde a mais um feriado e só as grandes lojas abrem para venda logo cedo pela manhã, uma verdadeira loucura, aonde as pessoas vão se engalfinhar para conseguir comprar promoções. Aqui se comemora o Natal com um almoço no dia 25 e não um jantar na véspera como no Brasil, com direito a reunirem-se novamente no dia seguinte para as sobras do jantar.

Típica e única decoração de Natal em shoppings australianos...
Feliz bolso...
Ora, me perguntem o que eu acho destes tipos de programas: muito bem, "p-r-o-g-r-a-m-a  d-e  í-n-d-i-o"!

Não tenho mais interesse sequer em passear por esta cidade. Ficou tudo igual, não tem nada mais atraente em nenhum lugar, e só vou aguentando até chegar o dia de retornar ao meu maravilhoso Brasil onde estão os meus amigos e familiares de quem eu sinto tanta falta. 


Decoração de Natal no Shopping Plaza, Recife
Decoração de Natal no Shopping Guararapes, Jaboatão
Fora destes programas de índio, toda a Austrália se transforma num convento adormecido. Até mesmo as luzes coloridas das casas não concentram um pé de pessoa do lado de fora, são só para aparecerem mesmo.

Já que não colocamos luzes na nossa casa este ano, vejam as luzes dos outros nas fotos deste artigo em que uma família em Canberra luta para conseguir o record publicado no Guiness. Foram 500 mil lâmpadas coloridas presas a 48 km de fios este ano, com uma conta mensal de energia na base de $5000 reais:


Então, espero que tenham tido um Natal de muita luz, são meus sinceros desejos.

As fotos que se seguem é para o caso de estrangeiros quererem conhecer nossa decoração de Natal nos shoppings do Brasil que tanta alegria deram aos nossos filhos quando eram pequeninos. Aqui na Austrália, isso nem em sonho...









Rua no bairro de Santo Amaro, Recife



Nenhum comentário:

Postar um comentário