segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Booze Urgente

"Booze" significa bebedeira, talagada, e se pronuncia "búuss".

Hoje, segunda feira 16/12/2013, todas as news (jornais de notícias na TV) so falaram no assunto das bebidas em excesso causando brigas e levando uma pessoa a cada 3 minutos para o hospital, algumas com “brain damage” (dano cerebral), devido ao número de “charges” (autuações) e presos que crescem cada vez mais a cada final de semana e os números a seguir foram só deste final de semana daqui de Sydney, duas semanas ainda antes do Natal. 1062 autuações e 540 “arrested” (presos). Os médicos estão indignados com a "cultura australiana" e exigem uma medida urgente.


Booze ou liquor
Na revista GoodWeekend (Bom Fim de Semana) do jornal The Sydney Morning Herald, saiu uma reportagem sobre as pessoas precisarem encher a cara de álcool para poderem falar umas com as outras e arranjarem namorados na Austrália (http://www.smh.com.au/lifestyle/life/blogs/citykat/when-you-cant-talk-to-the-opposite-sex-without-booze-20131128-2yba9.html).

Attempt (tentativa), de A. Picone
Um povo tão civilizado que precisa encher a cara para poder encarar o outro, precisa? Mas infelizmente é assim.

Um rapaz declara que bebe 5 vezes pra poder falar com a mesma garota e só depois consegue encará-la sóbrio, sendo que no meio daquelas vezes eles já transaram, e as garotas falam que para encararem os homens, elas têm que engolirem a "dignidade" e só conseguem depois de vários goles de bebida alcoólica pois só assim se tornam "acessíveis" e "prontas", do jeito que os caras querem.

Quer um gole, hic?
Mas que falsidade, não é? Que problema pra encarar a realidade.

O problema do alcoolismo exagerado na Austrália está tão grande atualmente que virou manchetes em todos os jornais, revistas e televisão, com vários programas especiais e documentários sobre o assunto, repetidos com frequência. Um deles é esse aqui, para quem sabe Inglês:http://www.abc.net.au/4corners/stories/2013/02/25/3695353.htm


Diversão à australiana...
E aqui também no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=2y_1Trmqux8

Toda semana tem várias pessoas em coma ou se recuperando em hospitais entre a vida ou a morte só por causa de brigas durante as noites dos fins de semana no centro de Sydney, só pra citar aqui, em meio às farras regadas a álcool, mas isso acontece na Austrália inteira. O programa também cita a destruição das vidas destas pessoas e de suas famílias e também o perigo para a polícia e os hospitais super-lotados. Anualmente, mais de 70.000 pessoas são envolvidas em brigas por causa de bebidas alcoólicas. 

A venda de bebidas é celebrada como grande contribuinte de impostos, mas o custo da saúde para manter as vítimas vai acabar ultrapassando os ganhos e é por isso que o governo anda preocupado, mais por uma questão de dinheiro do que propriamente por causa das vítimas. Além disso o governo não tem intenção de se confrontar com a poderosa indústria de "liquor", que é como chamam bebida alcoólica aqui na Austrália. Também chamam de "spirits"!


O espírito da bebedeira
Em cada canto da cidade, o único estabelecimento que você vê aberto fora de hora é loja que vende bebida alcóolica, chamada "Liquor Store", de cores berrantes. Até nos super-mercados dentro dos shoppings, as "liquor stores" ficam separadas com entrada e saída independentes e alarme assinalando quando alguém passou, devido ao número de roubos. Não se pode vender bebida alcoólica dentro dos super-mercados, mas pode-se vender numa ala separada dele, que seria para melhor controlar quem está comprando em termos de idade, por exemplo, isto sem falar que os próprios supermercados dão bônus para compra de bebida alcoólica com desconto em cada compra que você faz normalmente. As lojas de venda de bebida tem até as entradas e saídas facilitadas, funcionando muitas vezes como as fast food McDonalds, você entra com o carro, é servido ali mesmo, e sai pelo outro lado, bem rapidinho.

Drive thru bottle shopping (loja de bebidas drive-in)
As pessoas tem se tornado mais violentas e agressivas a cada dia que se passa e a polícia não sabe como explicar isso. As mulheres cada dia mais frequentam as páginas políciais, sendo retratadas arreganhadas nas ruas, vomitando, caídas, ou vítimas de brigas com garrafadas na cara, dadas por outras mulheres. Uma coisa linda. E isso não são prostitutas, podiam ser suas filhas. 

Tarde da noite os ônibus e trens retornam lotados para os subúrbios, cheios de gente bêbada, e mal se acham táxis, enquanto que motoristas de táxis são frequentemente assaltados e surrados por racistas pois geralmente são imigrantes de países como Paquistão, Índia ou Afeganistão. É comum você ver homens cambaleando pelas ruas a qualquer hora do dia.


Dizem que é o australiano típico...
Um programa na TV mostrou a destruição da vida de um jovem surfista e o grande problema em sua casa, com sua família tendo que mudar totalmente de vida para acomodar um deficiente pelo resto da vida dele. Mas a associação australiana de hotéis declara que não existe problema com alcoolismo, claro. Jogam pra cima das drogas e a própria sociedade irresponsável.

Outros pais tem mostrado sua indignação na TV porque o matador do filho deles "só" pegou 6 anos de cadeia... por uma vida tirada. A desculpa é que as cadeias estão cheias...

Nesta outra reportagem (http://www.adelaidenow.com.au/news/opinion/alcohol-fuelled-violence-causes-serious-head-injuries-it-must-stop-now-writes-brian-owler/story-e6freabc-1226482821873) explica-se que geralmente são as pessoas mais sóbrias as que são atacadas, e os ataques muitas vezes mudam completamente a vida destas pessoas dali em diante, e de seus familiares, para muito pior. Por isso não é um problema apenas para os bêbados em baixo ou alto grau, mas muito mais para quem vai cuidar deles depois dos ataques. 

Grande parte dos ataques dá-se por intermédio de um "king hit" (porrada de rei, ou seja, um murro muito violento na cara que quebra o maxilar, o nariz ou a pessoa já desfalece e cai sem controle, batendo com a cabeça o chão ou na parede, causando quebra do crânio e consequente dano cerebral).


King hit (murro do rei) de A. Picone
Não interessa se os bares fecham cedo, se são proibidos de venderem bebidas a partir de certa hora, se são punidos ao permitirem alguém se embriagar além da conta, se proíbem para menores comprarem, se obrigam as pessoas a irem embora a certa hora da noite (chamado "curfeu", não, não é Morfeu não, mas bem que poderia ser), não falta jeito de se driblar estas medidas. 


Bebida num "brown bag" (saco de papel marrom ou pardo)
Encontra-se em todo canto sacos de papel pardo com garrafas de bebidas dentro, que é este o costume da "educada" cultura anglo-australiana de carregar bebida em público sem pegar no gargalo da garrafa. Pega-se no saco de papel, bem discretamente, educadamente, e bem hipócrita como a cara deles.

No mês passado um outro estudante brasileiro foi morto numa destas noites. Diz-se que ele saiu para apartar uma briga de um amigo que estava num bar com ele, levou um safanão tão tremendo que bateu com a cabeça num poste, foi levado descordado para o hospital e morreu ali mesmo assim, sem mais nem menos. Um rapaz formado que estava fazendo curso de Inglês na maravilhosa Sydney, Austrália, o tal paraíso para tanta gente.

Booze (cerveja)
No ano passado foi a vez de outro brasileiro assassinado pela polícia de Sydney com "tasers". Vários policiais montaram no coitado que fugia feito um louco depois de ter sido acusado de roubar... biscoitos numa loja de conveniência altas horas da noite, início da manhã, depois de ter se divertido o dia inteiro onde até futebol chegou a jogar com direito a uma pitada de LSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário