sábado, 22 de outubro de 2011

Casamentos

E não é que estas mulheres australianas, tão liberadas, ainda casam de branco com véu e grinalda, como se fossem cristãs? A Austrália é basicamente atéia, mas apregoa-se que é cristã. Pasmem. Pior ainda, elas fazem questão de trocar o sobrenome para o do marido. Claro que a vida de todo mundo vira um inferno por causa dos casamentos sequenciais, mas elas não estão nem aí. Deve ser charme usar um sobrenome, descartar, usar outro, e por aí vai… usa e descarta sobrenome como usa e descarta homem.

Os casamentos das australianas nos parecem outro programa de índio. Veja só, é comum a gente ver carrões clássicos, limusines ou carros esportes chamativos com duas fitas brancas amarradas do centro do capô até os lados do pára-brisas denotando que tem casamento por ali. O que parece um cortejo fúnebre com o carro de defunto liderando um ou dois carros atrás, levando o casal de pombinhos. Tem gente que restaura carros antigos só para viver de alugá-los pra casamentos e festas de formatura de estudantes secundários. No caso dos casamentos, é comum você estar visitando lugares de turistas e lá estarem um ou vários casais com alguns padrinhos tirando fotos e mais fotos com fotógrafos profissionais, os carros estacionados mais adiante com os choffeurs esperando. 

Fotos em pontos turísticos (modernweddingblog.com)
Em todo canto você vê essa cena, muito esquisita para nós. Uma vez fomos levar parentes em visita ao porto de Sydney, embaixo da ponte Harbour Bridge, que é um lugar muito pitoresco, porém mais pitoresco ainda foram várias noivas ao mesmo tempo, inclusive uma vestida de vermelho parecendo do tempo dos reis e rainhas medievais, com duas ou três limusines estacionadas uma atrás da outra. Aquilo foi mais interessante para os visitantes do que propriamente a paisagem de Sydney. Bizarro.

Simples Rolls Royce branco com chauffeurs
Imagina você casando e saindo pelo meio da cidade, estacionando e tirando fotos nos pontos turísticos, enrolada naquele vestido caríssimo, arrastando pelas calçadas públicas cheias de cuspe, imagina a cena. Para quem não sabe, caso os australianos possam traduzir meus escritos aqui, no Brasil as pessoas casam geralmente na igreja onde tem bastante lugar pra sentar e uma grande recepção num salão, que pode também ser em suas casas ou buffets chiques e próprios para receber muitas pessoas, então ninguém tem tempo pra sair por aí tirando fotos pitorescas da cidade, que isso fica pra lua-de-mel, deixando seus amigos e familiares com cara de tacho lá na sua recepção, olhando uns pras caras dos outros sem o casal lá. 


Casamento no Zoo
As fotos são tiradas ali mesmo, na igreja ou na recepção. Imagina a corte de amigos e parentes, mais de 100 pessoas indo atrás da noiva, (porque se fosse no Brasil, ninguém ia deixar barato), estacionando dezenas de carros (seria melhor fretar três ônibus) e tirando fotos com o casal no meio dos pontos turísticos da cidade. Nem índio aceitaria este programa...

Casamento no Jardim Botânico

Mas é que as pessoas aqui são solitárias, tem famílias pequenas, e como se não bastasse, são muito econômicas nos convites só para alguns gatos pingados exclusivos, muito chatos que eles são, então um meio de espichar o casamento é sair por aí, desfilando de limusine pela cidade, mesmo que ninguém possa ver você com aqueles vidros pretos. As fotos vão ser inesquecíveis. Difícil falar pois nunca fui num casamento por aqui, mas sei que quase não existem igrejas, e vemos o tempo inteiro estes programas de índio na Austrália inteira, o ano inteiro, faça chuva, faça sol. 

Casamento no "bush" (mato)
Não sei nem porque as pessoas aqui ainda casam porque é um tal de casa-separa, casa-separa. Mas sei que eles adoram casar em taperas, barracos tombados pelo patrimônio histórico, sendo que aqui na Austrália isso significa armazéns onde trabalhadores braçais tiravam a lã dos carneiros no passado, grandes barracos de ferro e lata enferrujada com bancos toscos e repletos das famosas moscas australianas, enormes, que adoram perfume e grudam nas suas costas literalmente. 

Ia esquecendo de falar que tem loja de vestidos de noiva, de confeitar bolos de casamento, de providenciar recepções, em quase toda esquina aqui em Sydney, além de uma dezena de revistas grossas nas bancas sobre noivas, isto sem falar no grande número de websites que incluem fotógrafos especialistas mostrando fotos deslumbrantes, inclusive casamentos reunindo muita gente, mas isto e para pessoas ricas e famosas apenas.


Padrinho de casamento é chamado de “melhor homem” (“best man”) e dama-de-honra é chamada de “empregada da noiva” (“bride maid”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário