domingo, 12 de junho de 2011

GP da Austrália

Não, não se trata do GP de Fórmula 1 da Austrália, trata-se de GP (General Practicioner), como são conhecidos os médicos clínicos gerais na Austrália.

Sydney é mesmo diferente de Canberra, parece outro país. Tivemos sorte de morarmos neste subúrbio, porque aqui tem tudo. Estamos loucos pra comprar um apartamento aqui, já que moramos de aluguél.

Resolvi ir a um médico hoje porque estava sentindo sintomas de virose e dor no ouvido. Com certeza tem sido por causa da mudança de temperatura e o vento frio. Tem chovido muito em Sydney e o vento frio cortante de inverno deve ter afetado meu ouvido. Então resolvi ir ao médico pela primeira vez em Sydney. Acontece que na redondeza tem dezenas de médicos, dentistas e centros médicos. Em Canberra só tinha dois por perto de nossa casa. Um deles nem sempre tinha médicos, e foi aberto anos depois de termos comprado nossa casa. Dava pra ir à pé naquele, mas só tinha dois médicos, quando tinha. O outro centro médico ficava longe e tinha-se que pegar ônibus caríssimo de meia em meia hora, ou ir de carro, e eu não dirijo. Outros centros médicos ficavam muito longe, em bairros afastados, e outros estavam fechando ou seus médicos não recebiam "novos" pacientes. É preciso ser muito paciente mesmo.

Aqui em Sydney dá pra ir à pé a vários centros médicos à escolha. Além disso, todos os que vimos até agora fazem “bulk billing”, que é o sistema em que a pessoa não paga nada e o governo é quem paga as consultas. Em Canberra, que eu saiba, só tinha um “bulk billing” no bairro de Woden, mas para se submeter a não pagar, era preciso esperar horas na fila, pois não se marcava consulta, era por ordem de chegada. Aqui em Sydney, além de todos eles serem perto um do outro, fazem “bulk billing” e ainda marcam consulta.

Bem, o contrário de “bulk billing” é você pagar a consulta que custa quase duas vezes o preço que o governo paga, levar o recibo para o serviço médico do governo chamado Medicare, e receber um percentual de volta, que varia entre 20 e 60%. Pior do que isso, se você precisa de novas receitas porque as suas acabaram, paga. Se você dá um espirro, paga.

Posto médico em Sydney

Então, o que é “GP”? Significa “general practicioner”, que ao pé da letra significa “prático geral”, um outro nome para o que definimos de Clínico Geral. Um profissional que aparentemente sabe de tudo e faz a triagem para você prosseguir e tirar exames ou ir para um especialista. Mas ouvindo assim soa muito bonito. A verdade é outra. A prática é que a maioria dos GPs não sabe nada além de prescrever analgésicos, e para você conseguir um exame ou um especialista, tem que dançar muito.

Os motivos disso não vêm ao caso agora, mas a idéia, que é sempre linda no papel, é que cada família tenha um GP que acompanha seus achaques ano após ano. Então ele tem poder de emitir suas receitas e remédios e estes são controlados para evitar que as pessoas tomem como drogas (tem gente que assalta farmácia atrás de qualquer coisa que lhes dê um barato). Então você tem um número “X” de pílulas pra comprar. Depois disso, tem que ir no médico de novo para obter mais. É tudo assinado num ticket cadastrado na farmácia. Se você for a um especialista, prepare-se para perder as calças. Eles são ridiculamente caros, e os hospitais, ah meu senhor, tenha dó de mim. Já vou falar sobre isso em outro post bem grande! Mas considere que atualmente o SUS é melhor do que a saúde pública australiana, acredite ou não. É um pavor cair doente aqui, que Deus nos proteja. E as farmácias em Canberra? Outro post bem grande!

Mas em se tratando do “bulk billing”, é  ou não é outro país? E como se não bastasse, no mesmo centro médico que escolhi, que fica no meio de uma rua de comércio cheia de lojinhas, mini super-mercados, restaurantes, farmácias, padarias e delicatessens, tem GPs, psicólogos, dentistas e exames. Em Canberra todos os centros médicos tem só GPs. Exames são feitos fora e psicólogo e dentista, cada um tem seu próprio escritório e preço não coberto pela saúde pública, é seu bolso mesmo. Ou seja, tudo é muito mais difícil em Canberra.

E ainda tem mais! Em Canberra nenhum GP quer saber nem da existência de medicina natural. Pois bem, a médica que me atendeu em Sydney, recomendou-me tomar óleo de peixe e glucosamine, que são vendidos nas farmácias, lojas de produtos naturais ou super-mercados. Nenhum GP jamais recomendaria isso em Canberra.

Não, não acabou. Acontece que a atendente sacou que eu era brasileira, e falou que era portuguesa, então passamos a conversar em Português. É mole?

São estas as vantagens de morar em Sydney com relação a morar em Canberra, onde eu me sentia uma prisioneira. Jamais imaginei que pudesse existir duas Austrálias. Afinal, esta daqui dá até pra suportar por algum tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário