domingo, 15 de maio de 2011

Vendinhas

Quando eu digo às pessoas que Sydney se parece muito com as grandes cidades brasileiras, elas ficam rindo de mim. O que vai na cabeça delas eu não sei, mas posso adivinhar que é algo assim como “ela fala assim porque já se acostumou e fica zombando da gente, é claro que Sydney jamais se parecerá com nenhuma das nossas cidades, nem mesmo as melhores, como Brasília”.

Não senhor, é verdade. E para provar, aqui está uma foto.

"Mixed Business" (tem-de-tudo) em Dulwich Hill
Esta foto mostra uma “vendinha” de “ponta de rua”, como nós conhecíamos no passado, quando éramos bem crianças e vivíamos em subúrbios brasileiros de classe média.

Esta lojinha é um mini-super-mercado que vende de tudo num bairro em Sydney. Dois detalhes nos chama a atenção, nós brasileiros que não vemos mais vendinhas no Brasil (a não ser nas favelas, que eu saiba):

  • Em pleno bairro central de Sydney, pequenos negócios ainda sobrevivem, ou seja, as grandes cadeias de super-mercados não engoliram os pequenos.
  • Nesta foto vemos as famosas barras de grades de ferro para proteger esta lojinha de assaltos e roubos.
Vendinha da esquina (corner store) em Potts Point
Agora me digam, isso é ou não é o retrato do Brasil? Se as cadeias de super-mercados mataram os comércios locais no Brasil, ainda assim as grades de ferro nos poucos que sobrevivem são a mesma coisa que em Sydney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário