quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Assortative Mating

O que é isso? Trata-se do conceito de “acasalamento seletivo”, a tendência natural que as pessoas tem de se acasalarem com outras semelhantes.
Casal seletivo
Se os australianos tem algumas vantagens sobre os brasileiros, uma delas é a de que eles não se casam com mulheres jovens quando ficam velhos.

Surpresa, né? Eu, falando bem dos australianos? Pois é, verdade seja dita, dou a mão à palmatória. Esta é uma grande excessão a qual me deixa muito satisfeita e querendo que porventura os brasileiros um dia amadureçam e se tornem iguais aos australianos nesse ponto.
Casal similar
Pois que, outro dia, conversando com uma conhecida minha brasileira ela me falou que achava normal os homens mais velhos gostarem de menininhas, e quando se descasavam, procuravam mulheres bem mais jovens, como aí no Brasil. Fula da vida, eu retruquei que isso é futilidade do brasileiro, cultura distorcida, porque aqui a gente não vê esse tipo de coisa. Aqui as mulheres não são submetidas a este ultrage, e muito menos elas acham isso coisa normal. Os homens também não.
Casal sintonizado
Se houver diferença de idade entre os casais aqui na Austrália, ela é da ordem de até 10 anos, no máximo, mas a grande maioria é da mesma idade mesmo. Se um homem se descasa, arranja outra mulher da mesma idade dele. Muitas mulheres aqui são mais velhas do que seus maridos ou companheiros, mas a diferença também não chega a 10 anos, no máximo. 

Casal australiano, um pegando na do outro
O que eu considerava outra distorção aqui era o fato de haverem muitos homens australianos casados com mulheres asiáticas mas não havia mulheres australianas casadas com homens asiáticos ou de outra raça. Porquê? Com o tempo observamos que as australianas são complicadas, então muitos homens preferem mulheres mais femininas, submissas, meigas, então vão buscar as asiáticas.
Casal programa de índio
Já as mulheres australianas raríssimas vezes casam com asiáticos ou homens de outra raça. Seriam elas preconceituosas? Ouvi dizer que é porque homens de outra raça tendem a serem machões, querendo as antigas “donas-de-casa”, o que as australianas fogem como o diabo da cruz. Elas são as que querem “donos-de-casa”, homens fáceis de serem manobrados, portanto, os australianos são os mais adequados porque foram criados por suas mães cujos valores compartilham e nasceram com o “women’s liberation” (movimento de liberação da mulher). 
Almas gêmeas
O homem australiano pode relaxar um pouco quando arranja uma asiática porque ela tende a fazer as tarefas domésticas, principalmente quando não consegue arranjar emprego por causa da língua ou da desqualificação profissional. 
Casal brasileiro
E como é que eu sei disso tudo? Não só porque se lê sobre o assunto, não só porque tínhamos intenção de eventualmente nos tornarmos “foster parents” (pais temporários de adolescentes problemáticos) mas também porque observamos casos entre vizinhos e amigos. Afinal, são 12 anos vivendo aqui, não esqueçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário