sábado, 17 de setembro de 2011

Churrasco à Brasileira

Dos 15 tipos de carnes servidas, 2 eram doces, 3 eram apimentadas.

Uma pequena porção de feijoada, uma cumbuquinha de farofa, outra de batatas com um molho de queijos muito delicioso mais uma cumbuquinha com vinagrete e outra com um molho alaranjado com cara de apimentado. Uma repetição a pedido.

Infelizmente perdi nossas fotos, espero que não me cobrem por reaproveitar estas da internet.

As carnes eram servidas em pratos, já cortadinhas. Nada de espeto. Do espeto, só corações de galinha, chouriços de frango ou calabreza. 

No espetinho so coração de galinha e linguiças, para o horror dos australianos. Ja viram caipirinha nesse copão?
Carnes finíssimas, super-macias, algumas muito gostosas, mas não exatamente ao estilo brasileiro. Só lembrava brasileiros, mas tudo neste restaurante era muito mais ao estilo australiano.

Churrasco, Brazilian Style BBQ ("barbeque")
Temperos doces e apimentados porque os australianos praticamente exigem isso, pois só comem assim. Então tem que agradar a eles para ter clientela, porque eles não gostam de “ousar” muito. Morrem de medo de tudo, de sal, de açúcar, mas não morrem de medo de pimenta braba, que dá até câncer de esôfago.

Ambiente descontraido, lógico

O presunto servido também estava gostoso, mas doce e com mostarda, que estranho, não é?

O porco estava delicioso, todas as carnes estavam excelentes. Mas os cortes das carnes são australianos. Nada de picanha, maminha, alcatra, cupim, etc. Só o filé coincide com o brasileiro, o resto leva outros nomes, como “sirloin”. Pequenos pedaços, não como aqueles cortados direto do espeto lá no Brasil.

Batatas quase dão banho no churrasco
Um alemão nosso amigo nos falou que é costume na Alemanha servir algo parecido com churrasco brasileiro no Natal. Como tem colônias de alemães no sul do Brasil, até que ponto pode haver influência deles no famoso churrasco gaúcho?

Praia de Coogee, a mais perto da Universidade de Nova Gales do Sul (New South Wales)
Este restaurante, o Churrasco (http://www.churrasco.com.au/), fica na praia de Coogee, em Sydney, mas existem mais 2 destes em outros subúrbios. É sem dúvida brasileiro, mas tem um sabor australiano. Até os garçons que falam Português parecem mais australianos do que brasileiros. Por ocasião do dia dos pais deste ano, aqui comemorado no primeiro domingo de setembro, tivemos o prazer de conhecê-lo para matar as saudades do Brasil. 

Praia de Coogee, com pinheiros!

Não há limite para o quanto se come, mas nada de self-service de saladas ou acompanhamentos. Acompanhamento é mínimo, como falei acima, mas o churrasco já dá para compensar, não é mesmo?

Rua da Churrascaria


Existem alguns restaurantes de comida brasileira em Sydney. Mas não existem em Canberra. O único Português que vendia produtos brasileiros não durou muito. Como diz um amigo nosso, Canberra não pode ser comparada com Sydney, Canberra é uma cidade de interior. Ninguém em Sydney pode gostar de Canberra.

Carnes já vem cortadinhas, deve ser para agradar os melindrosos australianos, que aqui carne é bicho raro

No restaurante eles costumam nos dar uns cartões verde ou vermelho, para comer mais ou avisar ao garçon que já se parou, não sei se já adotaram este sistema aí no Brasil, pelo menos não se usava na nossa época. Mesmo assim eles ainda ofereciam. Muito corteses.

Pra fazer o garçon parar, vire a rodinha

Depois de sairmos de lá, um sorvete italiano no vizinho, ou uma caminhada na praia super-lotada de um domingo dos pais, numa bela tarde de sol. Em seguida, uma caminhada saudável para se “resgatar” o carro, estacionado a várias quadras, subindo e descendo ladeiras, aliás, um bom exercício para depois de um almoço deste, mas pelo menos, estacionado de graça!

Querem saber mais? Acessem os seguintes links em Inglês:


Agora vejam o que eu achei na internet quando procurei comentários em Português. Se quiserem saber como é que os brasileiros tipicamente esnobes se referem aos restaurantes brasileiros em Sydney, visitem este site: http://www.brazilaustralia.com/restaurantes-brasileiros-na-australia/
 
Mas também leiam os comentários mais positivos de brasileiros menos esnobes. Precisamos valorizar nossa cultura, minha gente, ela é muito rica e invejada pelo mundo inteiro que, quando bota defeito, é porque quer comprar. E na Austrália você não sobrevive se não adaptar os gostos ao do australiano.

2 comentários:

  1. Não acho q foram esnobes, só disseram que a qualidade caiu e o preço aumentou, só dão opiniões assim como vc dá as suas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, obviamente você não pescou minha ironia sobre a forma como se dá opinião por aí, e por outro lado ninguém tem que concordar com a minha opinião. Na realidade, minha posição é conhecida de todos os meus amigos e parentes, então, antes de me julgarem, eles curtem o que eu observo e traduzo para eles, e é isso o que me interessa.

      Excluir