sábado, 3 de setembro de 2011

Casas Detonadas

Prédios em Cangaço

Não, não existem cangaceiros em Sydney, aí já era demais quando comparando com Recife. Usei esta palavra porque ela é usada no Nordeste significando “caindo aos pedaços”.

Cancaço de loja para vender
 
Eu falei que Sydney parecia com Recife. Mas parece com Salvador e outras cidades do Brasil também.

Prédio detonado

Uma vez viajamos para Salvador quando morávamos em Aracaju (cidade linda e inesquecível) e ao trafegarmos pela avenida à beira mar, entre Pituba, Rio Vermelho e Ondina, vimos um prédio totalmente detonado, parecia que estávamos na Síria, se fosse hoje, no Iraque, se fosse ontem, ou no Líbano, se fosse anteontem. Este foi o prédio mais detonado que vimos na vida, no Brasil, portanto ele serve de comparação para o que temos visto aqui em Sydney, desde que viemos morar aqui.

Oficina colada com casas

Então, Sydney se parece com Salvador e Recife, porque também tem até prédios detonados.

Prédio detonado
Frequentemente vamos trafegando numa rua ou avenida e vemos um prédio detonado, ou uma casa caindo aos pedaços, ou uma residência cheia de lixo, ou um jardim abarrotado de bagunça, ou móveis atirados nas calçadas, uma sequência digna das piores favelas brasileiras.

Trastes no jardim
Aqui e acolá também dá pra ver como certas pessoas vivem, ou até mesmo imaginar através das cortinhas arrebentadas, da pichação das paredes, da sujeira, da falta de pintura ou acabamento. Portanto, Sydney não é só aquela imagem dos conhecidos cartões postais, Sydney é muito mais, e tem de tudo.

Muro caindo
Pra falar a verdade é isso o que torna esta cidade tão atraente. É que nela mora gente de verdade, gente normal, gente como a gente, de todos os tipos. Ah, estou me esbaldando de volta à metrópole. Sou essencialmente metropolitana, urbana. Já paguei todos os meus pecados em Canberra, a capital do “bush” (matagal).

Clássicas bagunçadas

O interessante é que não parece existir um bairro propriamente pobre e detonado. Estas tais casas aparecem assim, no meio do nada, rodeadas de casas, lojas e prédios normais. É uma mistura medonha, o que eu acho saudável. Como ainda não deu pra conhecer Sydney muito bem, não sei se existem bairros ricos também não. Sei que tem uns subúrbios que tem casas estilo norte-americano, muito chiques. Num destes bairros andam atirando nos palacetes. Deve ser coisa com drogas.

Poluição visual

Divirtam-se com algumas fotos que consegui tirar.

Aqui tem muito apartamento em prediozinhos com lojinhas embaixo e muitos dos negociantes são os próprios moradores destes apartamentos. De um modo geral, tudo é muito calmo. Até as oficinas de carro não incomodam a vizinhança, incluindo a que fica em frente ao condomínio em que moramos.

Veja mais fotos de Sydney neste link: http://sydney-eye.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário