domingo, 15 de maio de 2011

Vendinhas

Quando eu digo às pessoas que Sydney se parece muito com as grandes cidades brasileiras, elas ficam rindo de mim. O que vai na cabeça delas eu não sei, mas posso adivinhar que é algo assim como “ela fala assim porque já se acostumou e fica zombando da gente, é claro que Sydney jamais se parecerá com nenhuma das nossas cidades, nem mesmo as melhores, como Brasília”.

Não senhor, é verdade. E para provar, aqui está uma foto.

"Mixed Business" (tem-de-tudo) em Dulwich Hill
Esta foto mostra uma “vendinha” de “ponta de rua”, como nós conhecíamos no passado, quando éramos bem crianças e vivíamos em subúrbios brasileiros de classe média.

Esta lojinha é um mini-super-mercado que vende de tudo num bairro em Sydney. Dois detalhes nos chama a atenção, nós brasileiros que não vemos mais vendinhas no Brasil (a não ser nas favelas, que eu saiba):

  • Em pleno bairro central de Sydney, pequenos negócios ainda sobrevivem, ou seja, as grandes cadeias de super-mercados não engoliram os pequenos.
  • Nesta foto vemos as famosas barras de grades de ferro para proteger esta lojinha de assaltos e roubos.
Vendinha da esquina (corner store) em Potts Point
Agora me digam, isso é ou não é o retrato do Brasil? Se as cadeias de super-mercados mataram os comércios locais no Brasil, ainda assim as grades de ferro nos poucos que sobrevivem são a mesma coisa que em Sydney.

Vivendo em Sydney

Oi minha gente,

Recentemente mudei para Sydney vindo de Canberra e, meu Deus, vocês não imaginam a diferença: parece que estamos em outro país. Vocês sabem que Sydney e Canberra são na Austrália, não é? Então, preciso dizer aqui para aqueles que não sabem. Canberra é a capital da Austrália que é planejada como Brasília. Ou seja, viver em cidade planejada é uma m... quer dizer, é melhor evitar.

Então estou gostando muito de Sydney, porque se parece muito mais com o Brasil. É uma cidade “normal”. Claro que todo mundo sabe que eu morro de saudades do Brasil e que me sentia uma prisioneira em Canberra, o que vou explicar depois, com o tempo, mas Sydney parece muito mais palatável do que viver naquela cidade fantasma.

Espero que vocês curtam minhas impressões tanto quanto tanta gente para quem eu ligo semanalmente e conto pra ela, membros da família ou amigos. Tenho certeza de que vamos nos divertir muito!

Então vamos continuar publicando fotos pouco convencionais e diferentes do que todo mundo conhece sobre esta cidade. Quando eu souber, direi o que se trata.
Estrada de Marrickville (Marrickville Road), bairro de Marrickville
Esta foto mostra uma rua de comércio local do bairro de Marrickville, que fica na região conhecida como “inner-west” (Oeste central).

Apresentação

Oi,

Como tenho uma família muito grande no Brasil, tenho que colocar todos a par das minhas “aventuras” pelo telefone, então para ajudar àqueles a quem eu acabo não contando tudo e divertir muito mais gente, resolvi aceitar a sugestão do meu marido e abrir este blog. Ele me ajuda a escrever até eu pegar o jeito.

Imigramos para a Austrália em 1999 e temos vivido em Canberra até o início deste ano, quando resolvemos mudar porque nossos filhos preferiram fazer universidade aqui em Sydney.

Teve gente que considerou nossa opção de emigrar (sair do Brasil) como uma traição, mas os motivos que nos levaram a tentar uma coisa nova, além da vontade de experimentar como seria viver em outra cultura, foi aproveitar uma oportunidade única de meu marido curtir uma imigração como profisisonal especializado com tudo patrocinado pela empresa, incluindo a cidadania australiana. Antes disso já havíamos mudado para duas cidades dentro do Brasil a fim dele manter-se trabalhando, então a terceira mudança foi apenas uma continuação.

Enquanto isso o Brasil progrediu tanto que hoje pensamos se não era nosso pé frio que mantinha ele na desgraça de antigamente... a visualização deste Brasil grande vai ser contada aqui em outros posts, espero! É preciso saber como, de zero linhas na mídia internacional o Brasil saltou para páginas e até edições inteiras dedicadas a falarem sobre este país que finalmente despertou de seu berço esplêndido. Mas vamos continuar com as pequenas coisas aqui, por enquanto.

Veja nesta foto a rua em que predominam portugueses e brasileiros no bairro de Petersham, em Sydney. Aí podemos ver um açougue português (Portuguese Spanish Butchery) e um restaurante brasileiro na esquina (Casa Brasil). Clique na foto para aumentá-la.

New Canterbury Road, Petersham, Sydney
São tantas coisas interessantes que vivemos aqui que as pessoas precisam saber, até porque depois de ler nossos posts, todo mundo haverá de reconsiderar suas impressões sobre como é viver no exterior. Nossa principal premissa ao criar este blog foi desbancar a impressão que todo mundo tem de que viver no exterior é às mil maravilhas.

Vamos então embarcar na aventura da realidade das coisas! Tenho muito pra contar!